top of page

Nascimento do Benjamin - Parto Normal depois de Cesárea

Quando descobri que estava grávida do Benjamin resolvi que este parto seria diferente. Queria experimentar algo novo na minha vida. Desta forma, busquei conhecimento sobre o parto normal em sites, blogs e nos encontros da SOS Materna. Muitos me perguntavam qual o motivo da mudança. Eu sempre respondi que queria algo inesperado, sem programação. Com isso, tive que convencer Felipe (meu marido), buscar um médico a favor de parto natural e encontrar uma doula. 

Entrei em TP no dia 28/10/2015, quarta-feira, as 4:00h da manhã quando me levantei para ir ao banheiro senti como se uma bolha estivesse estourado. Acordei Felipe e mostrei a ele a água que tinha no chão. Pensamos, estou tomando muito chá não deu tempo de ir ao banheiro. Fui ao banheiro e o líquido continuava saindo e saiu também o tampão mucoso. Então liguei para Damaris Figueiredo. Ela me disse não fique muito eufórica, pois nem sempre quando a bolsa rompe se inicia o TP. Ligamos então para o Dr Alvaro Assumpção e relatei o que tinha acontecido e disse que não sentia dores, somente a dor no pé da barriga que já vinha sentindo desde sexta-feira. (Achava que era gases. Com isso, trabalhei, fui no pilates e sempre a dor me incomodando, na terça-feira o Dr Alvaro me disse que achava que Benjamin poderia vir mais cedo que o previsto. Eu ri e disse que achava que não, pois não sentia nada. Só esta dor chata no pé da barriga. Mas, resolvi ir comprar o que estava faltando, pois vai que ele resolvesse nascer mesmo antes das 40s).

As 4:37 liguei para minha mãe vir ficar com Cecília, chovia muito de madrugada. As 4:46 minha mãe chegou e nós saímos para o hospital. Eu disse: daqui a pouco voltamos, acho que a bolsa estourou, mas não sinto nada. Quando chegamos no hospital Santa Rosa muita chuva. Ao sair do carro jorrou água. O porteiro falou a bolsa estourou. Eu disse acredito que sim. Após ser examinada pelo plantonista a notícia 4cm de dilatação. Olhei para Felipe (com cara de espanto) e disse: e agora? Tô com medo, não está tudo pronto. Não trouxemos nada. Não eram 40s? Ele falou: melhor assim, isso tudo é o de menos. 
Ligamos para o meu médico e ficamos aguardando vir me examinar. As dores começaram a aparecer. Novo toque 6cm. Então ligamos para Damaris Figueiredo, Ana Boel e Heleniza Paccola.

Benjamin estava a caminho. Só tinha uma coisa naquela madrugada não havia nenhum leito disponível no hospital. Então subimos para o centro cirúrgico. Lá preparam a bola e comecei a fazer os exercícios. Eu ainda estava perplexa, não acreditava no que estava acontecendo. Afinal era só uma dorzinha no pé da barriga. Brinquei com Felipe a culpa é toda sua. Nós rimos. As contrações começaram a apertar, não largava a bola por nada. Nos momentos de alívio pensava em tudo na minha vida, na minha filha. Mas, o que mais me ajudava eram aqueles olhos castanhos com um mar de serenidade, força e confiança – vc consegue. Por vezes dizia eu não consigo, não dou conta. Ele me dizia: dá sim, vc consegue, eu sei. Só faltam 3cm. Respira fundo, se acalma. 

7cm - quero analgesia, não aguento mais. Amor, depois que a dor passar conversamos, tudo bem? Foi quando a Damaris sugeriu para fazermos agachamento, doía muito comecei a sentir Benjamin descer. Colocaram um bolsa quente as dores aliviaram um pouco.
8cm – estou com sono quero dormir, depois a gente continua. Felipe riu. E me trouxeram suco e bolo. Felipe falava faltam só dois vamos levantar da bola. Ele me perguntou qual o sabor do suco, eu disse abacaxi. Ele riu. Resolvi levantar me senti mais disposta quando vi a caixinha do suco minhas energias voltaram. Era de caju. Cecília adora suco de caju. Novos agachamentos. Felipe começou a ver Benjamin pelo espelho. Damaris dizia já está perto. Eu perguntava a ele é verdade? Está vendo ele? Ele ria e dizia que sim. Tava quase.

9cm – novas contrações agora bem mais fortes, senti vontade de fazer força. Fiz muita força e a contração passou. Sentia Benjamin coroado, mas falei: ele não vai sair. Felipe e Damaris riram e disseram: claro que vai, ele já está ai. Novas contrações eu preciso sentar, sinto queimar tudo. Foi quando me sentei na banqueta de parto. 

10cm – novas contrações, fiz muita força e dei um forte grito. Benjamin começou a descer mais um pouco. Ao ouvir Felipe chorar, pois já estava vendo nosso Filho, tive mais forças para empurrá-lo. Nasceu, não chorou estava cansado. Quando ele começou a chorar cantei: Benjamin, Benjamin, Benjamin, o senhor te enviou, te enviou, pra nos amar... e ele se acalmou. 

Parimos nosso filho as 09:48h. Eu não sabia ao certo o que eu procurava, mas o que encontrei foi uma força sem medida, um apoio incondicional, um amor que não se mede, uma fortaleza. A você toda a minha gratidão, sem você nada disto seria possível. Parimos o nosso milagre da vida. Obrigada, Eu Te Amo Muito. Foi muito intenso, foi mágico para as nossas vidas, foi único, inexplicável. Nós conseguimos. Ele é todo nosso. Dor, que dor? Nem me lembro dela. Como lembrar se tenho em meu colo este presente. Este pedacinho nosso em forma de gente. Te amamos Benjamin. 

Obrigada a toda a equipe Damaris Figueiredo, Dr Alvaro Assumpção, Ana Boel, Heleniza Paccola e toda a equipe do hospital a vocês nosso eterno agradecimento.

Please reload

bottom of page